Publicidade

02/01/2018

Projeto propõe alternativa para diagnóstico de meningites

Um projeto para diagnóstico e caracterização das principais bactérias causadoras de meningites, elaborado por Ivano de Filippis, biólogo do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), foi aceito em outubro no InovaBio.

O programa é uma iniciativa de Bio-Manguinhos que irá disponibilizar recursos para pesquisas ligadas a inovações na área de biotecnologia. “Estamos desenvolvendo não só a parte do diagnóstico, nosso estudo também pretende identificar qual o tipo de agente etiológico. Assim, saberemos se é necessário vacinar a população e se novas bactérias estão circulando, o que tornaria necessária a produção de uma nova vacina”.

O estudo ainda está na fase inicial e pretende ser uma alternativa rápida, econômica e eficaz aos métodos de diagnóstico convencionais vigentes. O kit, de fácil uso, utilizará uma pequena quantidade de material clínico. O projeto irá adaptar uma técnica de PCR normalmente empregada para diagnóstico de certos tipos de câncer. “Continua tendo a mesma sensibilidade e especificidade do método anterior, porém é muito mais barato e pode ser realizado em hospital público”, enfatiza o biólogo.

Para a produção do futuro kit em escala, é necessário seu aperfeiçoamento e uma empresa disposta a fabricá-lo. “O nosso objetivo é atender às necessidades do SUS, conforme proposta de Bio-Manguinhos”, conclui.


Com informações do INCQS / Fiocruz

Agenda

março

24

Controle de Qualidade Externo e Interno: avaliação crítica e tomada de decisão

Informações sobre o evento:
O Curso: Controle de qualidade Interno e Externo: Análise Crítica e tomada de decisão visa guiar a implantação de método de avaliação de análises quantitativas e qualit...

Porto Alegre

Hotel Ritter: Largo Vespasiano Julio Veppo. nº55 Centro

SOBRE O EVENTO

Conheça os associados

Publicidade

Depoimentos

  "O que a LAS significa para o laboratório Galle?
Significa fazermos parte de uma família unida que preza o
reconhecimento e a valorização das análises clínicas com
muita ética, união e qualidade além de crescimento
profissional constante.
Agradecemos a esta instituição por mostrar a importância dos laboratórios de análises clínicas no contexto da saúde, pois buscamos novas tecnologias em prol da qualidade dos
serviços prestados.
Nesses oito anos de associativismo, sabemos que foi uma
ferramenta de fundamental importância em nossa empresa,
somando novos conceitos, dividindo conhecimento e
capacitando melhor lucratividade sem diminuir qualidade.
"

Dra. Andressa Galle
Diretora Laboratório Galle – Rio Pardo/RS

Mais Depoimentos

REDES SOCIAIS

SOBRE A LAS

A LAS é uma rede de cooperação de laboratórios de análises clínicas que tem o objetivo de proporcionar desenvolvimento e aumento de competitividade aos laboratórios a ela associados.
Com a função de representar e congregar os associados, a LAS mantém uma agenda permanente de atividades voltadas para o desenvolvimento do indivíduo e da organização.

PARCEIROS

LAS - Laboratórios Associados - Laboratório de Análises Clínicas