Publicidade

02/01/2018

Projeto propõe alternativa para diagnóstico de meningites

Um projeto para diagnóstico e caracterização das principais bactérias causadoras de meningites, elaborado por Ivano de Filippis, biólogo do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), foi aceito em outubro no InovaBio.

O programa é uma iniciativa de Bio-Manguinhos que irá disponibilizar recursos para pesquisas ligadas a inovações na área de biotecnologia. “Estamos desenvolvendo não só a parte do diagnóstico, nosso estudo também pretende identificar qual o tipo de agente etiológico. Assim, saberemos se é necessário vacinar a população e se novas bactérias estão circulando, o que tornaria necessária a produção de uma nova vacina”.

O estudo ainda está na fase inicial e pretende ser uma alternativa rápida, econômica e eficaz aos métodos de diagnóstico convencionais vigentes. O kit, de fácil uso, utilizará uma pequena quantidade de material clínico. O projeto irá adaptar uma técnica de PCR normalmente empregada para diagnóstico de certos tipos de câncer. “Continua tendo a mesma sensibilidade e especificidade do método anterior, porém é muito mais barato e pode ser realizado em hospital público”, enfatiza o biólogo.

Para a produção do futuro kit em escala, é necessário seu aperfeiçoamento e uma empresa disposta a fabricá-lo. “O nosso objetivo é atender às necessidades do SUS, conforme proposta de Bio-Manguinhos”, conclui.


Com informações do INCQS / Fiocruz

Agenda

agosto

4

Fórum de Gestão Estratégica e Inteligência de Mercado

[ABERTO PARA SÓCIOS E NÃO SÓCIOS LAS]

O mercado de saúde em 2018 é extremamente dinâmico, competitivo e digital. Pensando nisso, e no desenvolvimento mercadológico dos sócios da LAS, o Fórum de ...

Hotel Ritter Porto Alegre
Largo Vespasiano Júlio Veppo, 55 – Centro

SOBRE O EVENTO

Conheça os associados

Publicidade

Depoimentos

  "A LAS representa para nós uma grande oportunidade de melhorar e crescer. Obtivemos muitos ganhos nestes anos de associativismo, na área pessoal e profissional o que resultou em muitos ganhos para o Laboratório em termos de mercado, tecnologia e aprendizado.
Somos muito gratos a LAS e ao grande companheirismo que se construiu ao longo dos anos.
"

Dra. Adriana Simões Pires Martins - Diretora do Laboratório Dr Pio e uma das fundadoras da LAS

Mais Depoimentos

REDES SOCIAIS

SOBRE A LAS

A LAS é uma rede de cooperação de laboratórios de análises clínicas que tem o objetivo de proporcionar desenvolvimento e aumento de competitividade aos laboratórios a ela associados.
Com a função de representar e congregar os associados, a LAS mantém uma agenda permanente de atividades voltadas para o desenvolvimento do indivíduo e da organização.

PARCEIROS

LAS - Laboratórios Associados - Laboratório de Análises Clínicas