Publicidade

02/11/2019

17º CONGRELAB reúne pesquisa e conhecimento para acadêmicos e profissionais da área da saúde

Nos dias 01 e 02 de novembro, o Centro de Eventos da PUCRS foi o cenário da expansão do conhecimento na área da saúde, envolvendo ensino, pesquisa e diagnóstico. Chegamos à 17ª edição do Congresso Gaúcho de Análises Clínicas com recordes: tivemos mais de 100 trabalhos científicos inscritos, mais de 950 participantes, além de 40 palestrantes e 22 expositores.

Segundo a Presidente dos Laboratórios Associados, Dra. Vera Lucia Reck, este evento nasceu do associativismo LAS que é pautado nos valores de união e ética. “O CONGRELAB, que a cada ano é maior e melhor, é a comprovação de que a LAS transcendeu o seu primeiro objetivo que é trabalhar em benefício de seus associados. E hoje ela a impacta em todas as áreas das análises clínicas com o seu propósito principal que é o aprendizado e o saber”, declara.

O primeiro dia de congresso contou com atividades para profissionais, acadêmicos e associados. Foram abordados temas como medicina laboratorial baseada em evidências, anormalidades em células glandulares cervicais e casos em bioquímica. Entre os destaques, realizamos o curso de “Alterações Hematológicas não malignas” com o Mestre e Doutor em Genética Humana, Marcos Kneip Fleury, além da palestra com o Diretor Comercial Toxicologia Pardini Forense e Ocupacional, Renato Fernandez, que falou sobre “Toxicologia pela Vida”. Entretanto, não é apenas de assuntos ligados à área da saúde que o CONGRELAB é constituído: a palestra que encerrou a programação da sexta-feira foi com Psicóloga Helena Brochado, instigando os participantes com a pergunta “Equipe com propósito: por que fazemos o que fazemos?”.

Esta edição do evento trouxe uma novidade: a criação do Prêmio Dr. Ney Ramalho, que reconhece o melhor trabalho inscrito. “Nós apoiamos a produção científica e a pesquisa, elementos expansores do conhecimento. Essa é a nossa justa homenagem ao sócio-fundador da LAS, extraordinário colega e cidadão, Dr. Ney”, destaca Sérgio Dantas, presidente do 17º CONGRELAB. A comissão julgadora premiou três finalistas: Gabriel Giron Corrêa conquistou o primeiro lugar e Agatha Amaral da Rocha e Alieni Bitencourt de Souza ficaram em segundo e terceiro lugar respectivamente. Ao todo, foram mais de 100 trabalhos inscritos e 46 expostos no saguão da PUCRS.

Durante a manhã do segundo dia de evento, realizamos a Abertura Oficial e a Palestra Magna “O cultivo das habilidades comportamentais em ambiente de alta performance” com a Mestre e Doutora em Análises Clínicas, Marina Campos. A banda Voice In se apresentou logo após, cantando músicas pop e rock para descontrair e animar. À tarde, assuntos como hepatites virais, exames genéticos e medicina personalizada foram tratados. A Mestre em Imunologia Celular, Paula Távora, debateu as interpretações e tendências futuras dos testes rápidos.

O 17º CONGRELAB foi motivo de orgulho para a Dra. Vera Lucia Reck: “Queremos parabenizar os nossos colaboradores, os nossos associados, os nossos parceiros, os expositores e todas as pessoas que nos acompanharam nesses 22 anos de trajetória. Parabenizamos os colaboradores da LAS pelo brilhante e evento”, agradece a Presidente dos Laboratórios Associados. Agradecemos aos nossos expositores, patrocinadores e parceiros presentes, que garantiram o sucesso do evento:
Hermes Pardini, LabLog, Laborsys, Diagnósticos do Brasil, Hotsoft, Labtest Diagnóstica, Cicla Diagnóstica, Randox, Caeptox, BioSys + Kovalent, Eco Diagnóstica, Epimed, GT Group e Shift. No espaço coworking participaram New Prov, Laborclin, Welmed, Prime Cargos, Revista Newslab e Livraria B307.

Conheça os associados

Publicidade

Depoimentos

  "UMA DIVISÓRIA, UM PONTO DE CORTE
Nosso laboratório iniciou suas atividades em 1983, portanto há 32 anos. Naquela época, os laboratórios da nossa cidade mantinham entre eles um bom relacionamento, que perdurou por muitos anos. Mas os tempos foram mudando e novos colegas se instalaram na cidade com percepções mais comerciais das análises clínicas e surgiu a famosa concorrência. Não estávamos acostumados com esta nova forma de relacionamento e a sensação de isolamento e solidão sobreveio sobre nossas almas. E assim permanecemos por algum tempo até que, em 2003, o Dr. Paulo Saraiva, nosso eterno professor de Imunologia, convidou-nos para uma reunião em Porto Alegre com uma tal de associação de laboratórios, lá da fronteira. Isto era, igualmente, algo novo para nós, mas decidimos participar da reunião, e para a Capital nos deslocamos, levando na bagagem a sensação de incredulidade e, como se diz aqui nos Campos de Cima da Serra, “um pé na frente e outro atrás”.
       Nossos colegas da fronteira apresentaram a associação de forma tão humilde e coerente que aderimos naquele dia mesmo e, desde então, nossa vida como empresa e como profissionais da área da saúde passou a ter uma divisória, um ponto de corte: antes e depois da LAS. Foi-se a solidão. Temos 51 novos colegas para compartilhar experiências e processos, parcerias com fornecedores a propiciar condições para melhor nos defendermos na selva comercial em que se transformou o Brasil, grandes oportunidades na área do conhecimento a nos tornar profissionais mais aptos tecnicamente e melhores gestores de nossas empresas e, especialmente, a proximidade com verdadeiros amigos a alimentar-nos de ânimo e motivação, não somente para seguir o caminho, mas também para participar da diretoria desta união de iguais que, hoje, recebe nome de LAS. Àqueles que tiveram a ideia e a coragem de criar a LAS e que gastaram seu tempo e sua energia para mantê-la até o surgimento de pernas e braços próprios, meu emocionado agradecimento.
"

Diretora
Valéria Palombini Weber - Laboratório Clin

Mais Depoimentos

REDES SOCIAIS

SOBRE A LAS

A LAS é uma rede de cooperação de laboratórios de análises clínicas que tem o objetivo de proporcionar desenvolvimento e aumento de competitividade aos laboratórios a ela associados.
Com a função de representar e congregar os associados, a LAS mantém uma agenda permanente de atividades voltadas para o desenvolvimento do indivíduo e da organização.

PARCEIROS

LAS - Laboratórios Associados - Laboratório de Análises Clínicas